40309070 - Clique aqui para copiar o código.
Grupo: Medicina Laboratorial .
Subgrupo: Líquidos (cefalorraquean O (líquor), Seminal, Amniótico, Sinovial e Outros).
A terminologia TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) é uma continuação do padrão TISS, que padroniza nomenclaturas e códigos de procedimentos médicos com base na CBHPM. O objetivo da Tuss é estabelecer um padrão de nomenclaturas que facilitam a comunicação entre médicos e operadoras de serviços de saúde.
A tabela TUSS é um recurso que determina códigos e nomenclaturas universais para que prestadores de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, centros médicos e consultórios, bem como operadoras de saúde possam trocar informações e dados de forma padronizada.
Há dois modos de descobrir o Código Tuss:
O TUSS é um acrônimo para Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Basicamente, trata-se de uma tabela que serve para padronizar todos os termos e elementos que devem ser apresentados na relação entre prestadores de serviço de saúde, convênios médicos e ANS.
O padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), de acordo com a ANS, é um “padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos.”.
O padrão TUSS é a padronização de termos e códigos médicos.
O padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) consiste em um guia de diversas práticas nas instituições de saúde, como cobranças de atendimentos, autorização para exames e cirurgias, por exemplo.
A tabela TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Complementar) tem como objetivo padronizar todas as nomenclaturas e códigos ligados aos procedimentos médicos. Ela é baseada na 5ª edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e funciona como uma adição ao padrão TISS.